terça-feira, 9 de outubro de 2012

Vencendo as tentações

Pessoal, acabei de ler um livro muito interessante
Vencendo as tentações - Silas Malafaia
E vim aqui compartilhar algumas lições importantes. Para você que não tem muito tempo de ler ( mas deveria tentar!), aproveite os resumões que faço aqui  sobre alguns livros que leio. Mas devo lembrar que exponho o que aprendi e acho que você deve ler e tirar suas próprias conclusões.

Obviamente, o livro fala sobre as tentações que nós passamos durante a vida e , para isso, baseia- se no texto de Mateus 4: 1- 11 em que o próprio Senhor Jesus é tentado por satanás.

O inimigo faz a mesma coisa conosco até hoje. Ele não chega destruindo tudo, primeiro sonda nossas fraquezas e então ataca onde somos propensos a cair. João 10:10. Ele é sujo e vem com suas investidas contra nós justamente quando estamos fracos, em momentos de crise. NÃO CEDA! Faça como Jesus no deserto. Era um momento difícil, ele estava jejuando há 40 DIAS mesmo assim decidiu não olhar para a proposta, mas sim para quem fez a proposta, que foi o diabo.

Satanás em hebraico significa adversário. Ele é um inimigo natural do homem e de Deus por causa de sua inveja! Isso mesmo, o inimigo tem inveja de nós! Por que Deus nos ama e nos perdoa e ele não tem mais perdão.

Conheça o inimigo contra o qual você luta
Isso pode ajudar, e muito, a prever suas estratégias malignas.

- ele não é ONIPRESENTE (só Deus é);
- não é ONIPOTENTE;
- não é ONISCIENTE ( mas consegue sugerir maus pensamentos a nossa mente!).

Não esqueça de que estamos constantemente em uma guerra espiritual na qual Deus quer que você o siga e o diabo quer que você desobedeça ao Senhor. Para que? Para você ficar igual a ele, sem salvação, condenado á morte eterna.

Lições acerca da tentação em Mateus 4:1-11:

- Jesus foi tentado na sua humanidade (fome) 1 Coríntios 10: 13a
- a tentação não é pecado  Tiago 1: 14,15
- ninguém é tentado além do limite 1 Coríntios 10:13
- a tentação não vem de Deus  Tiago 1:3
- satanás é sagaz e estratégico Provérbios 14:12

A tentação está ligada a algo que causa desejo à nossa carne. Romanos 8:5 . Viver segundo a carne é viver em busca da satisfação de seus desejos carnais. Os que andam em Espírito, agem segundo a vontade de Deus e são obedientes à Palavra.

Carne é a expressão teológico-bíblica para definir a natureza pecaminosa do homem. Mesmo após a conversão, o cristão trás  dentro de si essa carnalidade que precisa ser mortificada pelo Espírito Santo a cada dia.  Efésios 2:3. Mas, em Jesus Cristo, nos tornamos novas criatura com poder espiritual para vencer o inimigo.

Tentação não é pecado.  A tentação se torna pecado quando a pessoa concebe dentro de si a possibilidade do pecado. Quando isso acontece, antes do ato, quando maquina essas ações, já pecou. Tiago 1: 14,15

Ninguém é tentado além do limite. Junto com a tentação vem o escape, para que a pessoa possa suportar e vencer. 1 Coríntios 10:13

Deus não tenta ninguém. Ele nos prova para fortalecer nossa fé, nos fazer madurecer e para provarmos nossa fidelidade, mas nunca para levar-nos ao pecado.Tiago 1:3

Satanás usa estratégias para nos enganar.
- Uma delas é atacar quando estamos distraídos, normalmente após recebermos uma benção ou ao começarmos um projeto. Jesus foi tentado logo após ser batizado e receber o Espírito Santo. Mateus 3: 13-17
-  Quando estamos sozinhos. longe dos irmãos, da igreja, longe de alguém que possa ser usado por Deus para nos alertar.
- Utiliza verdades para enganar.  Quando tentou a Jesus no deserto, ele usou a própria Palavra! Também tentou a Eva com a palavra que Deus havia dito Gênesis 3:1
- Quando estamos fracos. Ele esperou Jesus estar fragilizado após 40 dias no deserto em jejum Lucas 4:2
- Escolhe áreas 'capengas' no ser humano : Desejos da carne, cobiça dos olhos e soberba da vida (sexo, dinheiro e poder ) 1 João 2:16

Quanto à soberba, o inimigo joga da seguinte forma: quer que pensemos que somos os melhores, superiores aos outros. É uma tentativa de levar o homem  a crer em sua própria capacidade e levá-lo a pensar que não precisa de Deus Provérbios 16:18

Usar o poder de Deus para atender aos interesses pessoais, para mostrar quem você é, é tentar a Deus. Provérbios 11:2. O orgulho e a soberba levam ao engano quanto ao que realmente somos e, consequentemente, á queda. Daniel 5: 18-21. Deus conhece o nosso coração, e quando esse se exalta, Ele o faz descer até a posição de servo e ver que é dependente de Deus. Para o nosso próprio bem Salmos 19:13

Cuidado com o caminho mais fácil! Geralmente as coisas fáceis, rápidas, não vêm de Deus, mas do diabo. Deus costuma colocar-nos em uma sala de espera da vida antes de cada benção. Para mostrar-nos que devemos confiar nEle (não em nós) e para preparar-nos para recebê-la. Lucas 24:26

Como vencer as tentações

- Esvaziar-se de si mesmo e encher-se do Espírito Santo João 14:26 . Satanás conhece quem está cheio do Espírito Santo e se incomoda com a sua presença.
- Jejue! O jejum nos leva á santificação e nos aproxima de Deus. Jejuar não é deixar de comer como um sacrifício a Deus. É deixar de alimentar o corpo para enfraquecer a carne e vivificar o Espírito. O jejum é para ser feito quando está tudo bem, nos preparando para uma futura batalha espiritual. Não em meio às dificuldades.
- Conhecer e usar a Palavra. A Palavra libera graça e poder de Deus sobre nós. Use-a! Isaías 55: 10, 11 Conhecendo-a, estaremos seguros de que satanás não nos envergonhará nem nos enganará com suas mentiras e tentações.
- Não fuja de satanás! Devemos fugir da tentação, mas a satanás devemos repreender. Ele é quem tem que fugir de nós, Jesus nos deu poder para derrotá-lo e pisa-lo em Seu nome. Repreenda-o! Repreenda as palavras de derrota. Faça com que a última palavra na sua vida seja de Deus.
- Vigie e ore  Mateus 26:41. Vigiar é estar atento, conhecer seus limites, reconhecer em que área o inimigo encontra brechas para te atacar. Cuidado com algo que tem facilidade para dominá-lo! Ore, fale com Deus. Jesus orava sempre, em qualquer circunstância, por qualquer motivo.
- Seja obediente!  O Senhor só aceita nosso culto louvor e adoração se formos obedientes à Palavra.

Conclusão

Não se iluda com o que estão lhe oferecendo, descubra quem está oferecendo. Uma proposta boa vinda de quem não tem compromisso com Deus transforma-se em maldição.

Não deixemos nenhuma brecha para não facilitarmos para o inimigo. Estejamos revestidos da armadura de Deus e seremos invencíveis contra os ataque de satanás.

No fim do livro, o autor sugere a seguinte oração:

'' Senhor, ajuda-me a manter-me em obediência na Tua presença. Enche-me do Teu Espírito Santo e faz com que Ele dirija a minha vida. Dá-me perseverança na busca do conhecimento da Tua Palavra, e ensina-me a usá-la todos os dias. Que a vigilância, a oração e o jejum sejam minhas constantes armas contra as tentações. Em nome de Jesus, amém!''


Que esse livro(ou o resumo dele rs) tenha abençoado a sua vida e que você cresça a cada dia na busca do conhecimento do nosso Deus! Deus os abençoe!

Sempre firmes na batalha! =)

Nenhum comentário:

Postar um comentário